Sacos de plásticos


Os sacos plásticos foram introduzidos em 1970, e logo se tornaram populares. Muito pratico para a nossa sociedade, afinal alguém, alguma vez ja não precisou de um? Porém são bastante prejudicial ao meio ambiente, e é este o ponto alto deste post.
Por ano são produzido mais ou menos 150 sacos por pessoa. (Fala sério!?) E calcula-se que cerca de 90% dos sacos produzidos acabam em lixeiras, e sendo leve se não for bem acondicionado, eles podem voar e assim se espalhar pelo meio ambiente. Os sacos plásticos que voam por ai, mais cedo ou mais tarde chegam à rios e oceanos, e este é um problema grave, para tartarugas-marinhas, baleias golfinhos, e aves que podem morrer asfixiados. Como em um caso de 2002, quando uma baleia anã foi encontrada com 800 kg de plástico encravados  no estômago. (Nossa, as pessoas deveriam comer um apenas pra ver é bom não é?! ¬¬)
Motivos para não usa-los:
- As sacolas de plástico são feitas de material derivado do petróleo, material que não é renovável.
- Demora cerca de de 500 anos para se decompor, enquanto isso vão se acumulando em boeiros e outros.
- Sacolas não embalam somente suas compras, descartadas incorretamente embrulham lixo que poderiam se decompor bem mais rápido no contato com o ambiente. (O que estamos esperando mesmo!)
Falar do que poderiamos fazer para amenizar este problemas, já não é mais novidade para ninguém, o que custa levar sacolas de pano, aquelas de vegetal, qualquer uma que possa ser reutilizada?!

Com tudo isso, a maioria do mundo ainda não parou pra repensar seus hábitos,  ao contrário alguns países, foram capazes de fazer algo pelo meio ambiente:
Austrália: Comerciantes são incentivados à comprarem a chamada “sacola verde” que podem ser reutilizadas várias vezes. A cidade de Coles Bay baniu o uso de sacos plásticos.




  • Taiwan: Sacos plásticos foram banidos. 




  • Irlanda: Há um imposto de 0,22€ para cada saco plástico distribuído. O dinheiro vai para projetos ambientais. Com o imposto houve um decréscimo de 90% no uso dos malditos sacos plásticos. Legal, pra eles mas o Brasil não precisa de mais um imposto, aqui cairia bem uma contrapartida, como isenções para supermercados que banissem o saco plástico.



  • Alemanha: As lojas vendem sacos plásticos por preços que variam de 5 a 25 centavos de euro dependendo do tipo de sacola. Sacolas mais fortes e reutilizáveis são vendidas por cerca de 1€. Mesmo assim há lojas que distribuem sacos plásticos descartáveis.



  • Zanzibar: Baniu o uso de sacos plásticos. Devido aos danos a vida marinha o turismo, principal atividade da economia, estava sendo prejudicado. Usou um saco é seis meses de xadrez ou multa de 2000 dólares.



  • Bangladesh: Baniu os sacos plásticos. Lá os sacos plásticos além de tudo entopem esgotos que por sua vez causavam enchentes. Ser pego com um saco plástico dá uma pesada multa e até prisão.



  • E então com tudo isso, porque mesmo o Brasil, não toma alguma providência em relação a isso?
    Para terminar, um vídeo, que apesar de muuuuuito triste, é muito lindo:
    Vamos lá sociedade, vamos dar um basta a este problema que nós mesmo causamos!